Como sou uma estudante que está aprendendo a criticar tudo o que vejo na minha frente, não é a toa que eu não poderia deixar essa passar em branco: afinal, para que serve a ONU?
Criada em 1945, pós Segunda Guerra Mundial, sabe-se que a ONU é uma organização internacional cujo objetivo é de prover meios para a manutenção da paz entre as nações, assim como, mecanismos de ajuda humanitária (na wikipédia tem mais: "facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial"). Talvez, pela primeira vez na história, fora criado um orgão internacional que pudesse contribuir para um convívio harmonioso e equilibrado entre as nações do mundo.
Infelizmente, fatos das últimas décadas vem mostrar que a ONU pode até servir como órgão para fins humanitários de caráter assistencialista pelo mundo afora, porém, não como mecanismo de mediação de conflitos e manutenção da paz. A atuação da ONU nessa área é patética e beira o absurdo, vai de encontro a qualquer lógica e bom senso. Como se não bastasse a sua parcialidade evidente, suas resoluções simplesmente não são cumpridas.
A força do unilateralismo do mundo atual, eleva o papel da ONU para ultima instância de esperança de um mundo marcado pelo complô entre países, problemas sociais e culturais, racismo, indiferenças, onde nações detentoras de poder julgam-se soberanas e com total direito de agressão, com justificativas só não mais inaceitáveis que a agressão em si. A atuação da ONU, que deveria ser solução para a opressão desmedida, é pura frustração.
Israel, ergue-se de terra-arrasada para terra de paz e prosperidade. Inúmeros massacres ocorridos pelo mundo, onde o único resultado é sempre a indignação inócua de alguns setores da sociedade. O massacre de Sabra e Shatila, no território libanês, teve sua crueldade na execução de crianças e mulheres. Já em Ruanda, a crueldade mostrou seu rosto em números alarmantes, trinta mil mortos em poucas horas. Sem motivo contundente, ou melhor, sob muita mentira, os Estados Unidos invadiram Iraque sem aprovação da ONU (afinal, qual o objetivo real dos EUA?). A ONU assiste a tudo impotente e inerte. Seria a ONU uma instituição inoperante?
A conclusão de tudo isso: "Se queres paz, prepara-te para a guerra" - Weyler. A única garantia de uma nação não ser covardemente atacada, quando ruínas são cemitérios de crianças, é estar preparada para uma reação à altura da agressão covarde.
leia também:
http://utopico.blogs.sapo.pt/76101.html
1 comentários:
Q legal!
Posso escrever sobre a ONU tb? Adoro história e relações internacionais, sei tudo sobre ela.
Mto bom.
=*
Postar um comentário