A volta da túnica traz elegância pro inverno 2011, mesmo sendo uma peça de vestuário antiga (tão antiga que está presente em alguns trechos da Bíblia), e é exatamente pela "sua idade" que se tornou comum em muitas culturas (inclusive, pode ser considerado "trage oficial" dos mulçumanos), ao longo do tempo foi ganhando novas versões - caso dos caftans - e, em alguns períodos, como nos anos 60 e 70, despontou como elemento fashion. A túnica traz uma concepção de elegância muito contemporânea. Segundo a editora da Vogue Americana, Sarah Mower, a volta desse estilo vai fazer com que as mulheres reavaliem seu jeito de se vestir.
Há muitos caminhos que ajudam a explicar o atual resgate da peça, que se confirma com o avatar supremo dos desejos da estação. Como a moda atualmente segue num revival das décadas 60 e 70 (já até falei aqui sobre o Color Block), a túnica junta os dois movimentos que mais influenciam a moda hoje: nos anos 60, traz o retrô e, nos anos 70, o minimalismo. Muitos estilistas, em seus desfiles, trouxeram a túnica, além disso, as coleções que se apoiam na túnica como peça-chave, são, de certa forma, uma reação ao excesso da era Balmain. "Não queremos mais exibicionismo nem roupas grudadas no corpo. A túnica traz um bem-vindo decoro à moda", define Costanza Pascolato, adepto a tempos do styling túnica, legging e sapatilha.
Balenciaga (autumn/winter 2012) e Alberta Ferrati (autumn/winter 2012)
Lucas Nascimento (outono/inverno 2011) e Jil Sander (autumn/winter 2012)
Tufi Duek (outono/inverno 2011) e Calvin Klein (pre-fall 2012)
Existe vários tipos de túnicas: esporte couture, as acinturadas e outras. Pro look ficar com o ar contemporâneo, aposte na composição com saias na altura do joelho, calça de alfaiataria, calças retas - pode até as com a barra mais curta. Só tomem cuidado com o shape! Opte por looks monocromáticos, abuse no salto e deixe as partes finas/magras (como as "saboneteiras" e os punhos) de fora.
Espero que tenham gostado! Eu particular amei a do desfile de Alberta Ferrati e Tufi Duek, mas deixaria mais acinturada.
Beijos




0 comentários:
Postar um comentário