Apesar de estarmos no Outono, o Inverno já bate à nossa porta com ar de "bem-vindo": OI, CHEGUEI!! O Inverno, pra mim, é a melhor época do ano (tirando o fato da minha garganta gritar por socorro), onde podemos abusar de casacos, sobreposições, meias, botas, pele, pelos, entre outros, sem medo de ser feliz! Os desfiles para apresentar a coleção de inverno do ano de 2011 acabaram no dia 03 de Fevereiro, mas, não custa nada relembrar o que rolou nas passarelas, e ver quais as tendências para essa temporada:
Saias Longas:
Aüslander (Fashion Rio) e Juliana Jabour (SPFW)
Além de ganhar força nesta estação, é a peça-chave do inverno: saias longas vem com tudo! De seda, malha, couro, reta, algodão, com babado... Vai bem com salto alto, blazer, rasteirinha, sapato masculino, camisa de seda, top cropped, camiseta, você escolhe! Baixinhas, não temam! A peça cabe super bem para quem não tem aqueles centimetros a mais, é só escolher um modelo bem comprido e abusar no salto. Estou in love com saia longa.
Pelos, Peles, Pelúcias e Plumas:
FH por Fause Haten (SPFW) e Juliana Jabour (SPFW)
Vê-se muito em vários desfiles, e vale lembrar que não é porque "tá na moda" que você tem-que-usar! São presentes em coletes (maioria), jaquetas, vestidos e blusas. Além de quentinha, pode ser misturada com meia-calça, bota, jeans, couro, e blusas básicas, pois o foco do look são as pelúcias, pele e plumas. Ah, vale salientar a 'consciência', existe várias peles fake por aí super lindas, que dá pra usar. Invistam na peça, mas pensem bem se vale a pena arriscar. Eu amei, e juro que estou louca por um colete bem básico.
Vestidos midi:
Coven (Fashion Rio) e Reinaldo Lourenço (SPFW)
Caaalma! Não criemos pânico! Sei que muitas meninas não vão gostar da tendência, mas o midi (podendo variar do meio da canela a dois dedos abaixo do joelho) também tem seu charme, aquele meio de esconde, mas mostra, sabe? A dica é marca a cintura com um cinto fininho, usar um sapato nude, optar por casaquetos curtos (o que também acaba marcando a cintura), bico fino... E, olhem, num mundo em que muita gente mostra os fundilhos da calcinha, optar por só mostrar um pedacinho da canela é de uma sutileza só, né? Tem sim, um charme especial.
Pantalonas:
Alessa (Fashion Rio) e Maria Bonita Extra (Fashion Rio)
Boa pedida para quem abusou de vestidos e saias, as pantalonas, apesar de ter aparecido pouco nas passarelas, servem de coringa no armário de qualquer mulher. Apesar do seu ar despojado, a pantalona, se usada com elementos certos, é uma peça elegante que pode ser usada tanto no dia-a-dia como em ocasiões mais formais, como jantares, reuniões, etc.
Calça com barra curta:
Iódice (SPFW) e Andrea Marques (Fashion Rio)
As calças cenouras com barra mais curta super apareceu nos desfiles, traduzindo: super tendência. Se você não gosta da tendência, dobre a barra da sua calça skinny e cheque-mate! Claro que a proposta não é a mesma e o jeans vai deixar o look mais casual, mas a tendência tá aí.
Xadrez:
Filhas de Gaia (Fashion Rio) e Acquastudio (Fashion Rio)
Estou para descobrir quando o xadrez deixa de ser uma mera peça a mais no guarda-roupa e não é tendência no nosso inverno, principalmente no nodeste, o nosso são joão traz consigo muitas peças no xadrez, como em calças, blusas, camisetas, cachecol, saias... É incrível como no frio as pessoas tendem a usar e abusar do xadrez, uma opção que também serve pros meninos, em?
Tricô:
Lucas Nascimento (Fashion Rio) e Totem (Fashion Rio)
Esqueça o tricô feito pela vovó! O tricô dessa vez vem trabalhado com outros elementos, de uma forma mais inusitada, as peças de "tricô tecnológico" são sofisticadas e moderníssimas. Bem diferentes do que estamos acostumados a ver, quase irreconhecível.
Sobreposições:
Alessa (Fashion Rio) e Maria Bonita Extra (Fashion Rio)
Sobreposições já tem o ar de "tem-que-ter", é tendência natural do inverno para se proteger do frio. E claro, numa temporada em que a transparência está em alta, e apesar de estarmos no Brasil, não dá pra ser tão cruel com nossa pele e sair por aí expondo-a em pleno mês de Julho. Uma sobreposição de pele fake então, em? Arrasou!
Transparência:
Reinaldo Lourenço (SPFW) e Cori (SPFW)
Pra achar peças com transparência vai ser moleza, opções é que não vão faltar: peça com um pequeno detalhe/recorte transparente (bem mais fácil de usar), pode ser saia longa transparente (para as mais modernas), pode ser peça em renda com forrinho escondendo o que deve (para as mais românticas), pode ser até camisetinha "velha" (aquela bem last season) com tecido mais podrinho e semi-transparente e pode ser mais tudo o que você quiser, é só você escolher! Assim como as peças com brilho, normalmente as peças transparentes trazem textura a mais para o look já que geralmente usamos com forro e outros tecidos misturados.
Brilhos:
Juliana Ariza (Fashion Rio) e Andrea Marques (Fashion Rio)
Pra brilhar só vai depender do quanto você quer "refletir", tá valendo de tudo! Pode ser peça de seda, de lerux, com bordados mil e paetês. O mais interessante das peças que brilham é que sempre combinamos com outras mais simples, de tecido "opaco", o que automaticamente gera um look texturizado – outra forte tendência para o inverno – e mais interessante.
Estampa de Bicho:
Giulia Borges (Fashion Rio) e Juliana Jabour (SPFW)
Animal print pode ser de zebra, cobra, girafa, onça… E pode ser nas cores "originais" ou em estampas coloridas. Logicamente os acessórios de bichos (cintos, bolsas, pulseiras, lenços) são mais fáceis de usar, mas se você curte um "bichismo" pode arrasar e comprar uma peça bem linda. Eu adoro a ideia, e tenho uma saia longa com estampa de oncinha, super amo, ela até já sai andando sozinha (rs).
Couro:
Tufi Duek (SPFW) e Osklen (SPFW)
Para as mais antenadas que sempre querem estar em dia com a moda, pode investir numa peça de couro, de acordo com o seu estilo – pode ser vestido de couro bem leve, jaqueta preta de couro, saia de chamois, shorts de camurça, ou todas as opções citadas (hahaha). Vale lembrar que uma alternativa pra quem não quer gastar muito é procurar peças que tenham apenas detalhes em couro.
Cores neutras: branco, bege e MUITO camelo:
Têca (Fashion Rio) e Samuel Cirnansck (SPFW)
Casacos com tons camelo são chiques e eternos, mas se você mora num lugar mais calorento, onde um casaco pesado não vai ser de muita utilidade, pode apostar em qualquer outro item nesse tom. Calças, bolsas, sapatos, saias… Tudo está valendo e ainda pode ser usado no verão sem problemas - eu amei o sobretudo da modelo do lado direito, será que peco usando? haha.
Mix de textura e "pesos":
Muita textura no look da Huis Clos (SPFW) e look com tecidos de pesos contrastantes da Ana Salazar (SPFW)
Essa é literalmente uma tendência-consequência. Refletindo sobre a peça, sabemos que vale combinar pele com brilho, couro com transparência, renda com couro e tudo mais que pudermos imaginar. Por conta dessas várias combinações possíveis – inclusive daquelas que não são necessariamente "tendência", mas que gostamos e não abandonamos – fica a certeza de que montar um look cheio de texturas e pesos diferentes (tipo a saia leve e transparente com jaqueta de couro pesada como vimos no desfile da Ana Salazar) vai ser uma das formas mais bacanas de se vestir pro inverno.
Preparadas para as compras e pro "pernas pra que te quero"? Ainda dá tempo de correr atraz de uma peça de você gostou e quer acrescentar ao seu look.
Beijocas